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RELATÓRIO DO PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES ENVOLVIDOS NA GOVERNANÇA DE CONTRATAÇÕES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE RORAIMA - ANO 2023

 

 

I - CAPACITAÇÕES PREVISTAS

 

O Plano de Capacitação, elaborado em cumprimento às diretrizes da Resolução n. 347/2020 - CNJ e Resolução n. 47/2021 - TJRR, previu a realização de 07 (sete) capacitações visando contemplar temáticas voltadas para governança, planejamento das contratações, fiscalização de contratos, gestão de riscos, processo sancionatório e padronização de compras, serviços e obras, conforme se verifica no evento n. 1596389.

 

II - CAPACITAÇÕES REALIZADAS

 

Do total de 07 (sete) capacitações planejadas, foram realizadas 05 (cinco), conforme destacado a seguir:

 

1. Gestão e Fiscalização de Contratos segundo a Lei 14.133/2021, com foco na Gestão de Riscos - SEI 0007639-12.2023.8.23.8000.

Curso In Company on-line - Gestão e Fiscalização de Contratos, contou com a participação de 46 servidores (1650249), realizado pela empresa One Cursos - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação Ltda, no período de 08 a 12 de maio, no turno matutino das 08h às 12h (horário local), conduzido pelo instrutor Thiago Bergmann de Queiroz. 

 

2. Contratações de Bens e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação, de acordo com a IN SGD/ME n.1/2019 e a Nova Resolução n. 468/2022 do CNJ - SEI 0003497-62.2023.8.23.8000.

Curso Aberto on-line - Contratação de Bens e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação, com a participação de 22 servidores (1670635), realizado pela empresa Inove Capacitação, no período de 22 a 26 de maio, no turno vespertino das 13h às 17h (horário local), conduzido pelo instrutor Sílvio César da Silva Lima. 

 

3. Apuração de Infrações e Aplicação de Sanções Administrativas segundo a Lei 14.133/2021 - SEI 0016831-66.2023.8.23.8000.

Curso In Company presencial - Apuração de Infrações e Aplicação de Sanções Administrativas, com 41 servidores (1823237, 1818220), realizado pela empresa Boselli Licitações LTDA, no período de 16 a 20 de outubro, no turno vespertino das 14h às 18h (horário local), conduzido pelo instrutor Felipe Boselli.

 

4. Governança e Integridade das Contratações - SEI 0019623-90.2023.8.23.8000.

Cursos on-line autoinstrucionais ofertados pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio do Programa Justiça 4.0, na plataforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud), com participação de 21 servidores da SGA.

 

5. Ciclo de Oficinas/Reuniões internas de Gestão em Contratações Públicas.

Conduzida pela equipe da Subsecretaria de Aquisições, Licitações e Credenciamentos, de forma on-line, nos dias 1º e 2 de março, com o objetivo de promover apoio aos principais demandantes, orientando-os na elaboração dos instrumentos das futuras contratações com base na nova norma. Participaram servidores de todas as unidades demandantes do TJRR, que atuam diretamente nas contratações, onde foi abordado o preenchimento do Documento de Formalização de Demanda, Estudos Técnicos Preliminares, Cotação de Preços e Mapa Comparativo de Preços, além da apresentação dos últimos regulamentos internos publicados em função das atualizações advindas da Nova Lei de Licitações e Contratos, bem como novos modelos que serão adotados doravante. 

Realizada pela equipe da Subsecretaria de Contratos, de forma on-line, no dia 28 de setembro, com a participação de 62 servidores que atuam na fiscalização de contratos e abordou temas como atribuições da fiscalização, instrução processual, fluxos e rotinas administrativas, além da apresentação dos últimos regulamentos internos publicados em função das atualizações advindas da Nova Lei de Licitações e Contratos. 

 

III - CAPACITAÇÕES NÃO REALIZADAS

 

Duas capacitações previstas deixaram de ser realizadas pelo motivos expostos a seguir: 

 

1. Padronização de compras, serviços e obras, segundo a Lei 14.133/2021: 

Concluiu-se que para atendimento ao disposto no inciso II do art. 19 da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021 seria mais efetiva a contratação de consultoria para elaboração do catálogo de compras, serviços e obras, o que será estudado para inclusão no PAC 2024.

 

2. Operacionalização do Procedimento de Pagamento em Conta-Depósito Vinculada-Bloqueada para Movimentação.

Curso aberto on-line. Inscrições não realizadas em razão de incompatibilidade das datas previstas e a disponibilidade dos servidores da Subsecretaria de Contratos Terceirizados.

 

IV - RESULTADO ALCANÇADO

 

De acordo com o item 5. Programa de Capacitação (1596389), o planejamento do ano 2023 buscou atingir a meta geral de capacitar pelo menos 30% dos servidores envolvidos na abertura, acompanhamento e gestão de contratações no TJRR.

Para aferição do resultado alcançado foi considerada a categoria de atuação dos servidores no Processo de Aquisição e Contratação, tendo por base de cálculos as seguintes informações: 

 

A partir de tais parâmetros foi aferido o percentual de 46,48% de cumprimento da meta, conforme evidenciado na tabela abaixo:

 

Tabela 1. Quantitativo de servidores por atuação

ATUAÇÃO

QUANT. DE SERVIDORES POR ATUAÇÃO

SERVIDORES CAPACITADOS

PERCENTUAL

INTEGRANTE DE EQUIPE DE PLANEJAMENTO

133

52

39,10%

PREGOEIRO

4

4

100%

FISCAIS TÉCNICOS

103

54

52%

FISCAIS ADMINISTRATIVOS

10

10

100%

GESTORES DE CONTRATOS

16

3

19%

SERVIDORES DO NUJAD

10

7

70%

SERVIDORES DA SAI

8

2

25%

TOTAL

284

132

46,48%

OUTROS (ASSESSORES/CHEFES)

-

8

 

Nota explicativa: 40 servidores capacitados que atuaram como integrante de equipe de planejamento também exercem a função de fiscal de contrato.

 

Os servidores que participaram das capacitações estão lotados em 20 unidades administrativas diferentes, demonstradas abaixo:

 

Tabela 2. Quantitativo de servidores por lotação

SETOR

SERVIDORES CAPACITADOS

BIBLIOTECA

1

CERIMONIAL

1

CMC

1

DFCI

2

DFCR

1

DGDO

1

GABMIL

3

NPI

1

NUCRI

2

NUJAD

7

SAI

2

SG

2

SGA

23

SGE

2

SGM

1

SGP

3

SIL

16

SOF

1

SQV

1

STI

19

TOTAL

90

 

O quantitativo de servidores por capacitação realizada consta na tabela seguinte:

 

Tabela 3. Quantitativo de servidores por capacitação

Capacitação/Curso

Data

Carga Horária

Quant. Servidores

Curso In Company on-line - Gestão e Fiscalização de Contratos, segundo a Lei n. 14.133/2021.

08 a 12/05/2023

24 Horas.

46

Curso In Company - Apuração de Infrações e Aplicações de Sanções Administrativas, segundo a Lei n.º 14.133/2021.

16 a 20/10/2023

24 Horas.

41

Curso de "Contratações de Bens e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação"

22 a 26/05/2023

20 Horas.

22

Curso Princípios Básicos de Integridade e Compliance para o Poder Judiciário

EAD/CNJ

15 Horas.

21

Formação de Gestores do Poder Judiciário em Sistemas de Integridade e Compliance

EAD/CNJ

24 Horas.

21

 

V - INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 

É oportuno mencionar que, além das capacitações previstas no Plano, foram realizadas as seguintes contratações contemplando a capacitação de servidores que atuam na área de contratações:

 

1. Comunidade Contratações Públicas e Treinamentos LTDA - SEI 0004092-61.2023.8.23.8000.

Contratação de Plataforma de Cursos para capacitação de 20 (vinte) servidores da Secretaria de Infraestrutura e Logística - SIL, com acesso a até 12 (doze) treinamentos na área de contratações públicas, pelo prazo de 12 meses: Planejamento das Compras Públicas (18 hs); Dominando o Pregão (6 hs); A Nova lei de Licitações e Contratos: Lei 14.133/21 (20 hs); Gestão e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (25 hs); Responsabilização dos Agentes Públicos em Licitações e Contratos (6 hs); Análise de Orçamentos de Obras Públicas (15 hs); Execução Contratual na nova Lei de Licitações e Contratos (10 hs); Contratação Direta na Administração Pública (06 hs); Pesquisa de Preços (04 hs); Assessoria Jurídica na nova Lei de Licitações (10 hs); Contratação Direta na Lei das Estatais (04 hs); Obras Públicas e Serviços de Engenharia na Lei das Estatais (08hs).

 

2. Curso On-Line Gestão Tributária de Contratos e Convênios, incluindo abordagem sobre a EFD-Reinf , o e-Social e a DCTFWeb - SEI 0019293-93.2023.8.23.8000.

Para 4 (quatro) servidores, realizado pela empresa Open Soluções Tributárias, no período de 02 a 06 de outubro, com carga horária de 24 horas/aula, conduzidos pelos instrutores Alexandre Marques e Gustavo Reis.

 

 

O presente relatório segue assinado pelos membros da Comissão Multissetorial de Capacitação, instituída pela Portaria n. 44 de 26/01/2022.

 


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Documento assinado eletronicamente por DIANE SOUZA DOS SANTOS, Secretário(a) de Gestão Administrativa, em 19/01/2024, às 10:12, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. Portaria da Presidência - TJRR nº1650/2016.


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Documento assinado eletronicamente por HENRIQUE DE MELO TAVARES, Secretário Geral, em 19/01/2024, às 10:23, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. Portaria da Presidência - TJRR nº1650/2016.


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Documento assinado eletronicamente por FERNANDA LARISSA SOARES BRAGA CANTANHEDE, Secretário(a) de Gestão de Magistrados, em 19/01/2024, às 11:01, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. Portaria da Presidência - TJRR nº1650/2016.


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Documento assinado eletronicamente por CLAUDETE PEREIRA DA SILVA, Secretário(a) em exercício, em 19/01/2024, às 11:52, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. Portaria da Presidência - TJRR nº1650/2016.


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Documento assinado eletronicamente por TIAGO MENDONCA LOBO, Secretário(a), em 19/01/2024, às 12:45, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. Portaria da Presidência - TJRR nº1650/2016.


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Documento assinado eletronicamente por TAINAH WESTIN DE CAMARGO MOTA, Secretário(a), em 19/01/2024, às 12:46, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. Portaria da Presidência - TJRR nº1650/2016.


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Documento assinado eletronicamente por VERUSKA ANNY SOUZA LOBO, Secretário(a), em 19/01/2024, às 14:58, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. Portaria da Presidência - TJRR nº1650/2016.


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Documento assinado eletronicamente por BRUNA STEPHANIE DE MENDONCA FRANCA, Secretário(a), em 22/01/2024, às 13:43, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. Portaria da Presidência - TJRR nº1650/2016.


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Documento assinado eletronicamente por GEANNI PEREIRA MONTEIRO, Chefe de Setor, em 06/02/2024, às 10:28, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. Portaria da Presidência - TJRR nº1650/2016.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://sei.tjrr.jus.br/autenticidade informando o código verificador 1878041 e o código CRC 8879FE84.




TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RORAIMA - SECRETARIA DE GESTÃO ADMINISTRATIVA. Palácio da Justiça. Praça do Centro Cívico, n.º 296 - Bairro Centro - CEP 69301-380 - Boa Vista - RR. Telefone: , email: - http://www.tjrr.jus.br.