Timbre

Ata de Reunião - PR/NUGEP

COMISSÃO GESTORA DE PRECEDENTES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE RORAIMA

 

Ata n.º 01/2020

 

Reunião realizada em 04.03.2020

 

Aos quatro de março de 2020, às 11:30 horas, na sala de reuniões do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, localizada na Praça do Centro Cívico, nesta capital, reuniram-se os integrantes da Comissão Gestora de Precedentes, os Excelentíssimos Desembargadores Ricardo Oliveira, Presidente da Comissão, Elaine Bianchi e Jésus Nascimento, Membros da Comissão Gestora de Precedentes; os servidores do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes - NUGEP, Veruska Lobo, Coordenadora, e os assessores Laura Cabral, Raquel Setubal e João Swamy Miranda.

Inicialmente, a coordenadora do NUGEP realizou a abertura da reunião com a apresentação da composição do Núcleo e ações desenvolvidas no ano 2019, pontuando as atividades rotineiras, além de exibir o vídeo dos “projetos iniciais para 2020”.

Reforçou a importância da presente reunião para, dentre outros objetivos, o cumprimento do disposto no art. 6º, §9º, da Resolução nº 286/2019 do Conselho Nacional de Justiça.

O Presidente da Comissão Gestora de Precedentes, Desembargador Ricardo Oliveira, destacou a importância do NUGEP para o Tribunal e as dificuldades vivenciadas, mencionando inclusive o trabalho realizado no Qualijus.

Em seguida, aventou a possibilidade de editar portaria conjunta com a Comissão Permanente de Legislação e Jurisprudência - CPLJ para elaboração e catalogação dos assuntos mais julgados neste Tribunal, com a finalidade de suscitar Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas - IRDR.

O Presidente da Comissão propôs a elaboração de videoaulas para orientar sobre a correta movimentação de sobrestamento e dessobrestamento, bem como firmar parceria com a OAB, Ministério Público e Defensoria Pública para conscientização do enquadramento correto dos processos, cadastro dos assuntos/temas.

 Dada a palavra aos membros da Comissão Gestora, a Desembargadora Elaine Bianchi explanou sobre a necessidade da conscientização de todos os juízes sobre as corretas movimentações, dos ajustes nos processos com eventuais problemas, a importância dos mecanismos do IRDR e IAC para uniformização da jurisprudência, reconhecendo a importância do NUGEP no trabalho realizado e apoio junto aos juízes e gabinetes. Sugeriu, ainda, a realização de um trabalho de capacitação dos servidores juntamente com a EJURR.

Expôs, por fim, que há muitas decisões conflitantes nos julgamentos dentro dos próprios Tribunais, indicando alguns exemplos, como concurso público, indenização de danos morais aos idosos por empréstimos fraudulentos e DPVAT.

Ato contínuo, o Desembargador Jésus Nascimento reforçou que considera a rede social veículo importante para orientação de diretrizes, como a correta movimentação e ajustes dos processos, tanto para servidores quanto para magistrados. Ademais, juntamente com o Des. Ricardo, ventilou sobre a possibilidade de divulgação da cartilha, do modelo de petição e formulário criados pelo NUGEP para a OAB e Defensoria Pública e, até mesmo, de realizar reunião com os respectivos representantes.

Os membros da Comissão sugeriram que a equipe do NUGEP elabore novo cronograma de visitas aos gabinetes do 1º e 2º graus, com a confecção de relatório de acompanhamento. Nesse caso, as unidades judiciais teriam um prazo para corrigir e atualizar as movimentações antigas.

Na reunião foram alvitradas, ainda, possíveis adaptações no cartório distribuidor e a aplicação da inteligência artificial como instrumento para correção de dados e identificação de temas no sistema Projudi.

No encerramento da reunião, a coordenadora apresentou a cartilha elaborada pelo Núcleo, que ficará disponível na página do NUGEP para consulta pública, e destacou que as visitas realizadas nas unidades judiciárias trouxeram melhoria significativa na sistematização das atividades para concretização dos precedentes judiciais. Por fim, apresentou o folder do I Encontro Estadual de Precedentes Judiciais, a ser realizado em maio do corrente ano nesta Capital.

As propostas aqui apresentadas foram aprovadas pelos membros da comissão gestora de precedentes por unanimidade de votos.

Não havendo mais assuntos a serem deliberados, a reunião foi finalizada e, para constar, foi lavrada a presente ata, assinada por todos os membros da Comissão Gestora e pela coordenadora do NUGEP.

 

 

Des. Ricardo Oliveira

Presidente da Comissão Gestora

 

Desa. Elaine Bianchi

Membro da Comissão Gestora

 

Des. Jésus Nascimento

Membro da Comissão Gestora

 

Veruska Lobo

Coordenadora do NUGEP


logotipo

Documento assinado eletronicamente por VERUSKA ANNY SOUZA LOBO, Coordenador, em 11/03/2020, às 10:58, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.Portaria da Presidência - TJRR nº1650/2016.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por RICARDO DE AGUIAR OLIVEIRA, Desembargador(a), em 11/03/2020, às 11:19, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.Portaria da Presidência - TJRR nº1650/2016.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ELAINE CRISTINA BIANCHI, Desembargador(a), em 13/03/2020, às 10:28, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.Portaria da Presidência - TJRR nº1650/2016.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JESUS RODRIGUES DO NASCIMENTO, Desembargador(a), em 13/03/2020, às 12:57, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.Portaria da Presidência - TJRR nº1650/2016.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://sei.tjrr.jus.br/autenticidade informando o código verificador 0746891 e o código CRC 0C08384C.




TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RORAIMA - NÚCLEO DE GERENCIAMENTO DE PRECEDENTES. Av. Cap. Ene Garcez, N. 1696 , Bairro: São Francisco, CEP:69305-135 - 2º andar - sala 211 - Bairro Centro - CEP 69305-135 - Boa Vista - RR. Telefones: - @fax_unidade@, email: - http://www.tjrr.jus.br.